O Aeroporto Internacional de Pelotas tem sua história ligada
ao pioneirismo da aviação serviu de pouso intermediário e primeira escala,
ainda nos anos 20, do século passado, dos vôos da recém criada viação Aérea
Riograndense.
Durante muitos anos, foi através dele as populações da
região da fronteira uruguaia embarcavam para chegar a Porto Alegre, distante
pouco menos de 300km. Naquele tempo, em aeronaves movidas a motor de pistão, o
percurso demorava mais de uma hora.
O vôo pioneiro da Varig foi realizado em 08 de maio de 1927,
com a linha Porto Alegre-Pelotas-e primeiro vôo da Rio Sul, em 1976.
Situado na Avenida Zeferino Costa, no Bairro Três Vendas, o
atual aeroporto surgiu como uma pequena estação de passageiros em 1930. Foi
construído e intitulado com Aeroporto de Pelotas em 1935, pelo Departamento de
Aviação Civil (DAC).
O aeroporto, que já foi chamado folcloricamente de
“Bartolomeu de Gusmão”, conta com uma excelente posição geográfica e dispõe de
equipamentos de comunicação e auxílio a navegação aérea, balizamento noturno e
duas pistas para decolagem.
Em 26 de outubro de 1980, o V Comando Aéreo Regional (V CONAR) passou o aeroporto a jurisdição da INFRAERO.
O aeroporto serve como última escala no Brasil, para vôos
que se destinam as bases na Antártida e também recebe aeronaves da Força Aérea
Brasileira (FAB) para treinamentos na região.
Atualmente, o aeroporto opera vôos regulares com a empresa
Azul Linhas Aéreas, ligando Pelotas a capital, Porto Alegre, com duas
frequências diárias. Também atende diariamente vôos internacionais da aviação
executiva, que fazem do aeroporto a porta de entrada e saída para o Uruguai,
Argentina e Chile.
Trabalho de pesquisa realizado no Componente Curricular Seminário Integrado, pelos alunos:
Douglas Ribeiro Coelho, Lucelia dos Santos Soares, Deise Lacerda Nunes e Talia Permel da Silva. |
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